quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

La lengua popular e a boa música de Calamaro...



Como rodagem musical a ver, merece atenção o novo e último disco do argentino ANDRES CALAMARO: "La lengua popular".

Ex-integrante de LOS RODRIGUEZ, o hermano consegue articular boas e diferenciadas canções com letras particular e verticalmente interessantes, algo difícil na massiva e totalitária indústria fonográfica atual (será culpa da platéia ou a "sociedade de consumo" descarta qualquer sonoridade capaz de despertar e aguçar um pouco mais os sentidos?).

Fato é que não são poucas as boas produções sonoras que se perdem na falta de conteúdo crítico-reflexivo; de outro lado, a toda hora se vê promissoras letras não encontrarem musicalidade suficiente para emplacar.

Gostos musicais e ecletismo à parte, os apreciadores dos valiosos músicos igualmente argentinos FITO PAEZ e SPINETTA certamente encontrarão no novo CD de ANDRES CALAMARO uma agradável (e boa) surpresa.

A proposta e o estilo de "La lengua Popular" traz um equilíbrio interessante entre ritmo, sonoridade, criatividade e originalidade.

O próprio CALAMARO confessa declaradamente não ter o costume de ouvir e comparar seus projetos uns com os outros, atitude que, além de mostrar desapego com a vaidade e uma mirada egocêntrica, parece compreender sabiamente que cada "disco-aí-no-mundo" é só mais um e ao mesmo tempo único (e HEIDEGGER que nos perdoe pela rasteira referência...hoje não era para falar nada de filosofia).

Assim, a concepção do disco é de uma informalidade e de uma subjetividade fascinante, a começar pelos grafismos qualificados e essencialmente distintos da assepsia que tantas vezes vemos na prateleira como habitual, todos marcos pelo traço consagrado do talentoso dibujante argentino RICARDO LINIERS. Por conta disso, "La Lengua Popular" definitivamente é daqueles (poucos) CDs que não merecem ser "pirateados", não por respeito reverencial à ditadura opressiva e pelos preços extorsivos das gravadoras, mas sim pela competência e qualidade do material oferecido ao consumidor.

Não por acaso "La Lengua Popular" tem sido lido e interpretado por antigos conhecedores da trajetória de Andres como seu melhor e mais arrojado trabalho solo.

Quem quiser curtir o som baladeiro-poeta de CALAMARO, esteja pensando ou não em "Carnaval de Brasil" (uma das melhores canções do disco), habrá que desenvainar las espadas del texto, y escribir una canción aunque no haya algún pretexto, y dedicársela al primero que pase caminando, al que se quedó pensando, al que no quiere pensar, al olvido selectivo, a la memoria perdida, a los de los pedazos de vida que no vamos a perder... jamás.

Linguagem, intuição, arte, espontaneidade, subjetividade e, sobretudo, boa e inspiradora música, são mesmo pedaços (e desejos) de vida que não podemos perder, jamais...

Desejos de vida que oscilam no menos e no mais; desejos de vida que ora aparecem e ora se escondem, mas quando surgem fazem como se estivessem estado sempre ali, em busca de uma nova descoberta...Afinal, desde sempre, no blog e na vida, que hay días para quedarse a mirar, hay días en que hay poco para ver, hay días sospechosamente light, hay un deseo que pido siempre que pasa un tren (música Mi Gin Tonic).

Quem quiser tomar uma carona no"trem de Calamaro", fique à vontade:
http://www.youtube.com/watch?v=hpfTlz4OJZY (Carnaval de Brasil)

Um comentário:

  1. Seguindo a sugestão do Tesoura,”tomei carona no trem de Calamaro “.
    Valeu a pena,pois nem sempre encontramos nas músicas seus elementos básicos de maneira equilibrada.
    Ritmo,harmonia,melodia e letra ,se completam ,sem surpreender ,mas também sem “pastiches”.
    Realmente é muito agradável “ESTE SOM BALADEIRO “ de Calamaro , como
    Muito bem colocado por Tesoura.
    Parabéns pelo Blog, todos os temas já abordados despertam interesse .
    Estarei acompanhando diariamente, e quando sentir que posso comentar sobre algum dos temas desenvolvidos, com certeza o farei sem nenhuma
    “cerimônia”.
    Para encerrar ,não posso deixar de dizer: Viva a música ,seja ela do gênero
    que for , erudita , popular etc..pois a música como diz Daniel Baremboim no livro PARALELOS E PARADOXOS:
    “Se você quer esquecer de tudo e fugir dos problemas e das dificuldades –da vida,enfim a música é o veículo perfeito ,por ser altamente emocional.

    ResponderExcluir

Dê a sua tesourada, faça o seu comentário: